sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Doce Mondrian, Doce Thiebaud

Semana passada publiquei uma foto do bolinho de Mondrian na página da blog no Facebook. Achei a imagem por acaso na internet e não sabia a origem.. Como agradou, resolvi investigar.

Piet Mondrian foi um pintor holandês modernista. A sobremesa protagonista de hoje foi inspirada, é claro, nas famosas obras do artista. Criado pela chefe Caitlin Williams Freeman, é servido no café do SFMOMA (Museu de Arte Moderna de São Francisco, California). Não sei ao certo o sabor do bolinho.. =/ Não sei se as áreas coloridas tem sabores diferentes ou se são apenas pintadas. A cobertura de chocolate e as linhas são feitas com ganache.

O café também oferece outras sobremesas inspiradas em obras de arte. É possível comprar fatias de réplicas dos bolos da pintura de Wayne Thiebaud! O pintor americano é associado ao movimento Pop Art por retratar objetos da cultura em massa nas décadas de 50 e 60. Bolos, sorvetes, tortas, doces, brinquedos, batom..


A obra Cakes, de Thiebaud, 1963. Logo abaixo do original, a reprodução completa interpretada pela fotógrafa Sharon Core, em 2003. É engraçado pois Sharon fez os bolos reproduzindo a pintura, e Thiebaud fez a pintura reproduzindo outros bolos de verdade.. haha

Para terminar, achei receitas! Quem quiser se aventurar pode até tentar fazer em casa.

Aliás, esse blog é interessante também. Combina arte, comida e fotografia..
Bem, acho que por hoje já chega.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Private Moon

A Lua sempre foi uma grande inspiração e admiração para o ser humano. Com ela, o artista russo Leonid Tishkov e o fotógrafo Boris Bendikov criaram uma série de fotografias de tirar o fôlego, intitulada Private Moon. A instalação romantizada é poema visual. As fotos narram a história de um homem que encontra a Lua caída do céu e fica com ela para o resto de sua vida. O projeto existe desde 2005 e o artista continua postando novas imagens e atualizações no seu blog.
Lindo trabalho, não?
.
"In the upper world, in the attic of his house, he saw the Moon which had fallen from the sky. 
At first she was hiding from the sun in a dark, damp tunnel and was constantly frightened by the passing trains. Then she came to the house of the man. Wrapping the moon in a thick blanket, he gives her autumn apples and drinks tea with her. When she finally recovers he puts her on a boat and carries her across a dark river to a high bank, where moon pine-trees grow. He descends to the lower world wearing the clothes of his deceased father and then returns, illuminating the way with his private moon. Transcending the borders between worlds via narrow bridges, sinking into sleep, taking care of the heavenly body, man turns into a mythological being living in the real world like in a fantastic fairy-tale."
.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Atomic Attic

Essa é pra quem tem gatinhos ou cachorrinhos pequenos em casa! A loja americana Atomic Attic é especializada na customização de objetos antigos e reutilização de materiais. Usando malas velhas, televisões que não funcionam mais, vídeos-cassetes e madeira recuperada são produzidas peças lindas! A arte do trabalho está nos detalhes e na qualidade. Suportes de pouco valor ganham um belo acabamento com ar sofisticado e moderno. E novos usos! É o chamado "upcycled". Tudo novinho e agora vintage, sempre valorizando o pezinho no passado. Art Déco, 50's e 60's, o estilo Mod e os anos 80 são as principais referências da marca. Além da linha de caminhas para animais de estimação também tem várias outras coisas! =D
.





.
O melhor é que entregam no Brasil! Vendem pela Etsy Store Acho que se não desse pra gente comprar eu nem teria coragem de mostrar isso aqui.. não faria essa maldade com vocês. =P Minhas gatas querem. Querem muito essas caminhas! ^^

domingo, 18 de dezembro de 2011

Vestidos Vintage

O post de hoje é dedicado às meninas que, assim como eu, às vezes tem a impressão de que nasceram na década errada. Gosto muito da tendência retrô chic, do vintage flertando com a elegância e romantismo das décadas de 50 e 60. Em especial, o estilo ladylike com saias rodadas, cintura marcada, cintura alta, laços, fitas, tiaras, estampas fofas, pérolas, sapatilhas.. Não é pra ficar igual a uma boneca, mas com bom gosto dá pra se inspirar e se vestir de forma bastante feminina e autêntica. Referências das PinUps com modelos sexy sem ser vulgar, xadrez, bolinhas e lenços também agradam bastante. Sem exageros, é claro.. não precisa parecer cosplay da Katy Perry. =P
.
Adoro compras online. Na verdade, não costumo comprar muitas coisas.. mas gosto de colocar as coisas no carrinho! ^^ O site americano ModCloth é um dos favoritos. Gente, socorro. É tudo lindo! Além de roupas, tem também sapatos, acessórios, bolsas, objetos, decoração.. falência! Olha, foi difícil. Depois de muito tempo consegui escolher aqui alguns vestidos para comprar. Hipoteticamente. Ou não!
No Brasil, temos a Un Vestido Y Un Amor. A marca foi criada pela estilista Mariana Aretz e pela atriz Debora Falabella. A loja fica em São Paulo, mas vende pelo site também. Olhei no site e muitos modelos são edições limitadas e parecem estar esgotados.. Quem se interessar vale a pena garimpar e ver o que encontra!
.
Mais alguns links:
Esty
Unique Vintage
Heartbreaker Fashion
Donnas Dress Shop
Bernie Dexter