sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Doce Mondrian, Doce Thiebaud

Semana passada publiquei uma foto do bolinho de Mondrian na página da blog no Facebook. Achei a imagem por acaso na internet e não sabia a origem.. Como agradou, resolvi investigar.

Piet Mondrian foi um pintor holandês modernista. A sobremesa protagonista de hoje foi inspirada, é claro, nas famosas obras do artista. Criado pela chefe Caitlin Williams Freeman, é servido no café do SFMOMA (Museu de Arte Moderna de São Francisco, California). Não sei ao certo o sabor do bolinho.. =/ Não sei se as áreas coloridas tem sabores diferentes ou se são apenas pintadas. A cobertura de chocolate e as linhas são feitas com ganache.

O café também oferece outras sobremesas inspiradas em obras de arte. É possível comprar fatias de réplicas dos bolos da pintura de Wayne Thiebaud! O pintor americano é associado ao movimento Pop Art por retratar objetos da cultura em massa nas décadas de 50 e 60. Bolos, sorvetes, tortas, doces, brinquedos, batom..


A obra Cakes, de Thiebaud, 1963. Logo abaixo do original, a reprodução completa interpretada pela fotógrafa Sharon Core, em 2003. É engraçado pois Sharon fez os bolos reproduzindo a pintura, e Thiebaud fez a pintura reproduzindo outros bolos de verdade.. haha

Para terminar, achei receitas! Quem quiser se aventurar pode até tentar fazer em casa.

Aliás, esse blog é interessante também. Combina arte, comida e fotografia..
Bem, acho que por hoje já chega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário